quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Grande Arqueólogo afirma " A bíblia é um mar de mentiras"



- Sim, a frase foi dita por ninguém menos que Israel Finkelstein, chefe do Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

- Após estudar o resumo de 50 anos de escavações arqueológicas feitas por milhares de arqueólogos do mundo inteiro na região, Finkelstein o afirmou em um congresso que a bíblia "...era um mar de mentiras escandalosas inventadas em grande parte no reinado de Josias"

- O livro de Finkelstein, chamado "A Bíblia não tinha razão", já é best seller em toda a Europa e no meio acadêmico. Nele, Filkenstein prova, com enorme número de dados e com as datações dos artefatos encontrados, que "nada do que pensavamos existir antes do século VIII a.C. ocorreu". - Filkenstein é judeu, mas mesmo assim teve a coragem de desacreditar os principais livros sagrados do judaismo, entre eles o Pentateuco. "Trata-se de uma invenção de uma grandeza passada que os sacerdotes de Josias formularam e que este rei supostamente traria de volta"

- Assim, personagens como Adão, Abraão, Noé, Moisés, Davi, Salomão e muitos outros personagens bíblicos entraram, segundo o arqueólogo, para o fabuloso mundo das fantasias, tal como saci pererê, chupa cabra e mula sem cabeça.


- Veja a brilhante carreira de Israel Finkelstein: http://www.tau.ac.il/humanities/archaeology/directory/dir_israel_finkelstein.html



Postado por: Prof. Chicão

14 comentários:

  1. Dizem por ai que:
    "contra fatos, não há argumentos"

    Mas o que se percebe do "grande arqueólogo" Israel Finkelstein os argumentos valem mais do que os fatos (evidências).

    Ou a Estela de Tel Dan foi criada por photoshop?

    Sugiro a leitura:

    www.cienciadacriacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Hugo Hoffmann.
    Os assuntos são distintos, o referido é sobre o anacronismo crônico narrado na bíblia.
    Mas fundamentar a criação nos textos de um livro a tempos modificado e manipulado é um tanto arriscado, prefiro ficar com os exemplos de Charles Darwin, e dispensar Adão e Eva. Afinal homem que é homem tem que beber um óleo e tem que ter umbigo.
    Alex Bittencourt

    ResponderExcluir
  3. O amigo acima está errado. A estela é de um período bem posterior ao reinado de Davi.

    Israel não diz que Davi não existiu, mas que, se existiu, foi um insignificante chefe tribal, dominando não mais do que duas mil pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Conversa com um "anônimo" é no mínimo, cientificamente, estranho. Como posso debater com alguém que não conheço. Mas pelo comentário que recebi em meu blog ou é o próprio autor que se identificou como "anônimo" ou ele plagiou o cmoentário supracitado.

    Enfim, retornei com outro objetivo. Afirmar que uma visão cosmológica limita o conhecimento de um ser humano é, no mínimo, presunção em demasia. Pelo que percebo, o senhor me julgou por minha fé! Nada científico pelo visto, uma pena. Convido-lhe a sair do esteriótipo elaborado pela mídia sobre os defensores de um Deus Criador. Uma dica: nem tudo que você vê na TV é a pura e simples verdade.

    Sinceramente, me sinto à vontade em debater sobre este assunto porque (penso eu) estou discutindo com alguém de conhecimento no rigor científico e com formação de nível superior, no mínimo. Todavia, confesso-lhe que ao perceber que voce "é de Sagitário", entendo sua limitação de conhecimento acerca das origens. Por sinal, crer em uma pseudociência como astrologia que defende a influência dos astros em sua personalidade, com bases em métodos nada científicos é realmente controvertido para um Historiador.

    Enfim, da mesma forma lhe digo que deves tomar cuidado ao basear sua crença (porque o ateu tambem crê em algo, não crê) em apenas um autor, que por sinal, tem muitos dos seus trabalhos questionados por publicar alguns vários artigos sem ao menos ter realizado escavações necessárias para obter tal conhecimento.

    Deve ser de seu conhecimento que o Sr. Israel publicou este livro em resposta ao E A BÍBLIA TINHA RAZÃO de Werner Keller.

    Abaixo deixo o link para o download e depois de sua leitura, podemos voltar a debater:

    http://www.gospeldownloads.org/index_ebook_artista_demonstracao.php?codigo=1878

    Melhor ainda, compre um exemplar (juro que não tenho parte na venda):

    http://www.traca.com.br/livro/363882/e-a-biblia-tinha-razao

    ResponderExcluir
  5. Caro Hoffmannn.

    Entendo cosmologia como uma ciência e entendo ciência dissociada de religião. Sou um cientista social ignorar que você é um judeu seria retirar boa parte da sua marca como objeto, quando analisado óbvio, sendo você um, isso me diz muita coisa. Nos colocamos diante da ciência de modo diferente. Respeito sua busca só não concordo com apenas um dos seus veículos para isso, que é a bíblia, já que os outros eu apenas posso imaginar.
    Obrigado pela indicação, mas dispenso qualquer leitura que tente fazer da bíblia algo sério que possa fundamentar dogmas ou doutrinas, tenho conhecimento das inúmeras camadas e mais camadas de engodo que estruturam essa obra.
    E realmente acredito mais na influência dos astros na minha vida do que em doutrinas de tribos guerreiras, e ratifico, acredito, não tenho conhecimento, gosto deste papo descontraído se signos zodíacos principalmente para ganhar uma gatinha. Nesse caso pode anotar aí sou sagitário, flamenguista e carioca, alem de varias outras coisas.
    Sobre a origem do universo eu como historiador posso lhe disser que realmente sou muito limitado, como você me julgou. E sendo assim posso lhe julgar também deveras, sendo você um fundamentalista religioso e biólogo. Mas hobby cada um tem o seu, eu prefiro debater na minha área, deixo a origem para a físicos quânticos e para astrônomos de verdade.
    Sendo assim fico por aqui nisso que nem chegou a ser um debate já que repito, falamos de coisas distintas e de cara discordamos e muito, somos pessoas dentro da ciência antagônicas, você ainda espera um messias e acredita que aquela terra banhada de sangue é sagrada. Eu me preocupo com toda essa mentira e com tudo que ela causa na sociedade.
    Ma pode deixar seu blog esta nos favoritos de vez enquanto passo por la, para dar um lida.
    Um abraço
    Mas uma coisa me confundi, o que tem haver um judeu, biólogo, tentando fundamentar o criacionismo com cosmologia, com uma logomarca com chapéu de couro, chicote, imitando o emblema do Indiana Jones? Você é frustrado por não ser um arqueólogo? Você tem quantos anos?

    Ahh presta atenção meu nome fica aqui em baixo

    ====== Alex Bittencourt

    ResponderExcluir
  6. Afirmar que os ateus são crentes é um recurso de soma zero utilizado pelos religiosos.

    Israel Finkenstein não é um autor solitário defendendo sua posição de fé. Ele é o chefe do departamento de arqueologia da Univ. de Tel Aviv, por onde passaram TODOS os relatórios das escavações em Israel no últimos 50 anos. Israel apenas resume os resultados dos colegas. Afinal, só mesmo ele para segurar essa bomba de dizer, em pleno Estado de Israel, que o Pentateuco é um mar de mentiras inventadas no reinado de Josias.

    Obs: Israel Finkelstein anda protegido 24 por seguranças. Judeus ortodoxos não gostaram muito de suas conclusões sobre a bíblia.


    Prof. Dr. José Francisco de Moura

    ResponderExcluir
  7. Caro Prof. Chicão,

    Tenha certeza que não sou quem o ameaçou. Acredito e defendo a ciência como base a liberdade de expressão e discussão de temas livres por cada cidadão deste planeta, independente das categorias que nos classificam.

    ResponderExcluir
  8. Caro Bittencourt,

    Aprecio pessoas que bucam o conhecimento de forma sincera. O que percebo ser o seu caso. Bom seria se muitos professores de história tivessem esta "imparcialidade". Mas infelizmente não conheci nenhum no meu ensino secundarista.

    Pois bem, de fato você tem razão no ponto que somos de áreas antagônicas, e portanto, não podemos debater. É uma pena, pois teria o maior prazer de lhe mostrar o Design Inteligente que uma célula demonstra possuir ou a complexidade genética da replicação de um DNA bacteriano. Sistemas funcionamente perfeitos demais para terem surgido ao acaso. Mas tudo bem, não estamos aqui discutindo sobre Darwinismo. Quem sabe para uma próxima.

    Com todo respeito, seus julgamentos ao meu respeito, sem ao menos me conhecer melhor, me fizeram, após o seu último comentário, soltar alguns sorrisos. Estranho né, um Judeu defendendo o Cristianismo? Pois é, mas eu nunca disse que era Judeu. Apesar da origem da família Hoffmann ser e, inclusive, ser citado na lista de Shindler. Olha eu aqui voltando a entrar numa área que não é minha, me desculpe, prometo que vou tentar me conter.

    Sou seguidor do Mestre Jesus com muito orgulho. Aliás, confesso que fiquei um tanto triste com o estereótipo que o senhor teceu a meu respeito: "um fundamentalista religioso e biólogo".

    Fundamentalista, eu? Não sei qual o seu conceito sobre esta palavra, mas convido-lhe a analisá-la. (Aliás, LINGUA PORTUGUESA é uma área em comum nossa, esta podemos discutir ne?)

    FUNDAMENTALISMO
    [Do ingl. fundamentalism.]

    Substantivo masculino. Rel.

    1.Observância rigorosa à ortodoxia de doutrinas religiosas antigas, esp. do islamismo.

    2.Observância rigorosa às crenças religiosas tradicionais, esp. em grupos protestantes dos Estados Unidos, depois da I Guerra Mundial, que enfatiza a interpretação literal das escrituras, a segunda ressurreição de Cristo, a virgindade de Maria, etc.

    Caso 1. Não sou adepto ao islamismo. E concordo que eles são, realmente, fundamentalistas demais. Bem o contrário do que Jesus disse em suas palestras. As únicas regras, realmente antigas, que sigo é a Lei Moral Moisaica. Que inclusive serviria bem até hoje, engraçado ne? Pode até concordar comigo caso nunca tenha sido assaltado, por exemplo.

    Caso 2. Minha fé não nasceu com a segunda guerra mundial, aliás eu nem era nascido ali e tão menos a denominação que eu sigo teve origens nesta época. Ainda assim, com todo respeito a liberdade religiosa, não acredito que Maria morreu virgem.

    Bom, então, seguindo os conceitos do Dicionário Aurélio, parece que não sou fundamentalista tanto assim quanto o senhor me disse.

    Agora, no meio da frase voce incluir a minha profissão, poderia achar que isso é um tipo de "segregação", pois ficou um tanto pejorativo. É uma profissão tão importante quanto qualquer outra, inclusive a sua. Que exige tanta dedicação, leitura e esforço mental nos mesmos quatro anos de graduação que vocês. Portanto, repense ao utilizar um termo degradativo a minha profissão. Não tenho culpa se voce teve um professor ruim de Biologia no ensino secundário.

    Ah sim, o último esclarecimento. Sobre o logo do Indiana Jones, é verdade. Me identifico com ele. Não porque tenho alguma frustração, nada disso. Fique tranquilo. Te garanto que sou bem sucedido em minha profissão e não a escolhi por outro motivo a não ser identidade mesmo. O Jones foi um personagem que marcou a história (olha ela ai de novo...rs) de um garoto que sempre foi apaixonado por aventura, ciência e conhecimento. Apenas isso! Para ser um bom Biólogo é necessário ter em seu perfil estes três elementos, no mínimo.

    Quanto a minha idade, acredito não ser relevante em nosso "papo descontraído", como voce mesmo disse. Talvez, seja mais importante o curriculum acadêmico que cada um possua e o tanto de ciência que cada conheça verdadeiramente.

    "O aspecto mais triste da vida de hoje é que a ciência ganha em conhecimento mais rapidamente que a sociedade em sabedoria."
    (Isaac Asimov)

    ResponderExcluir
  9. Caro Hoffmann

    Até nossos dicionários não combinam rsrsrrs. Incrível! Anota aí! Houaiss. Fundamentalismo s.m. 1 Movimento religioso conservador que interpreta literalmente as Escrituras.
    Nada mais fundamentalista para mim alguém que defende literalmente o velho testamento. E mais, que defende o criacionismo! Pelo amor de deus, ops desculpa!
    Repito, vá estudar História para ter alguma base, pelo amor de deus ops desculpa de novo, é o nome dele em vão não é? Foi mal.
    Já foi tido aqui e você só fica de bla bla bla Indiana Jones!
    A estela é de um ((((período bem posterior ao reinado de Davi))). Uns duzentos anos a posteriori, quando esta lenda já estava disseminada. E aí aleluia man o que me diz disso?
    Você sabe quantos evangelhos ficaram de fora da bíblia? Em que língua foram escritos os primeiros evangelhos? E aonde foram? Tem noção de quanto anacronismo existe nestes textos?
    Aonde esta o corpo de Jesus se ele ressuscitou em carne? Saiu voando para um planeta próximo? Tomou o elixir do Matusalém e esta na 5ª Avenida fazendo compras?
    Cara! Não discuto religião. Fundamente a criacionismo com suas bactérias bonitas então. Mas de História como todo crente chato você não sabe nada! Zero!
    Indiana Jones estou muito preocupado com esse planeta para discutir o Gênesis literal.
    Ninguém conseguiu até hoje superar as mortes em nome de cristo, o cristianismo já matou centena de milhares de pessoas. Estou um passo a frente não me prendo a um líder tribal manipulado por Paulo e depois por Roma.
    Estou preocupado porque o planeta que você acha que foi feito por um grande mágico esta acabando. E aonde esta ele? Ah esqueci! Ele vai deixar morrer milhares novamente! Mas você com certeza vai para o céu!
    Indiana Jones. A estela é de um ((((período bem posterior ao reinado de Davi))).
    Ficamos por aqui.

    Alex Bittencourt

    ResponderExcluir
  10. Caro Bittencourt,

    É verdade! Sou chato sim... confesso! Sou o que sou pois tenho argumentos suficientes para crer no que creio. Mesmo no alto da avalanche neoateísta que nos bombardeia no século XXI, seus argumentos não irão mudar minha posição. Se isso é ser chato, realmente eu sou.

    Só resolvi responder a todos os seus comentários (e continuarei respondendo, como chato que sou) é porque vejo em você uma pessoa com uma educação privilegiada em demasia para alguém tão preso a um estereótipo elaborado por outros que muitos repetem sem ao menos procurar conhecer ambas partes das evidências. Você tem dura cerviz (Êxodo 32:9), isso não é suficiente. Se fechar em seu mundinho não faz de ti alguém com os melhores argumentos.

    Ah, quanto a utilizar o nome do Deus Verdadeiro em vão, fique tranquilo. Até hoje, não você não será julgado por isso:

    "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" (Atos 17:30
    Esse mesmo Deus que me ama, ama a você também!

    Mas tudo bem, não quero converter você (mas se quiser fazer um estudo bíblico sabe onde me encontrar né? rs)

    Vamos falar de ARQUEOLOGIA, pode ser?
    Você questiona a Estela de Tel Dan como sendo em um período posterior. Tal afirmação demonstra nem parecer sair de um real historiador, sinceramente.

    O Rei Davi reinou entre 1010-970 a.C.
    A Estela de Tel Dan é datada do século 9 a.C.

    Tem certeza que é tardio? Se sim, me mostre a referencia bibliográfica em que voce apoia a sua opinião.

    Veja abaixo a transcrição original da Estela de Tel Dan para o inglês:

    1'. [.....................].......[...................................] and cut [.........................]
    2'. [.........] my father went up [against him when] he fought at[....]
    3'. And my father lay down, he went to his [fathers]. And the king of I[s-]
    4'. rael entered previously in my father's land. [And] Hadad made me king.
    5'. And Hadad went in front of me, [and] I departed from [the] seven[.....]
    6'. of my kingdom, and I slew [seve]nty kin[gs], who harnessed thou[sands of cha-]
    7'. riots and thousands of horsemen (or: horses). [I killed Jeho]ram son of [Ahab]
    8'. king of Israel, and I killed [Ahaz]iahu son of [Jehoram kin]g
    9'. of the House of David. And I set [their towns into ruins and turned]
    10'. their land into [desolation........................]
    11'. other ...[......................................................................... and Jehu ru-]
    12'. led over Is[rael......................................................................and I laid]
    13'. siege upon [............................................................][1][2]

    Sabe qual é a diferença entre a minha Biologia e a nossa história? (Uma dica: a resposta está implícita..rs)

    Vamos lá, quais são suas referências? Ficarei no aguardo!

    ALGUMAS REFERENCIAS PARA SUA LEITURA:

    [1] - Biran, Avraham and Joseph Naveh, "An Aramaic Stele Fragment from Tel Dan," Israel Exploration Journal 43 (1993): 81-98.
    [2] - Biran, Avraham and Joseph Naveh, "The Tel Dan Inscription: A New Fragment," Israel Exploration Journal 45 (1995): 1-18.
    [3] - SCHNIEDEWIND, WM (1996) - Tel Dan Stela, new light on aramaic and Jehu's revolt. BASOR.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Descoberta em caquinhos durante as escavações da antiga cidade de Dan, no extremo norte de Israel, a estela (basicamente um poste de pedra, pra quem não conhece a terminologia) foi datada em 830 aC

    Nela, consta uma inscrição em aramaico.
    A inscrição está fragmentada, e a tradução dela exige certa reconstrução probabilística. Segundo alguns linguistas, o texto fala das vitórias dos reis arameus (sírios) de Damasco sobre os reis israelitas. E aí vem o ponto da discórdia: a frase (inteirinha nos pedaços que chegaram até nós) "BIT DWD". Segundo alguns, ela poderia ser traduzida por CASA DE DAVI. Segundo outros especialistas, porém, trata-se de um outro nome próprio.

    o suposto reinado de Davi, segundo a bíblia, teria existido entre 1040-1000 aC. Logo, cerca de 200 anos antes da debatida estela, o que é um sinal de que era bastante tardia em relação àquela suposta realeza.

    No meu blog, postei um caco de cerâmica achado recentemente com uma inscrição que fala de uma realeza existindo em Israel no século X a.C. Ela é muito mais próxima do suposto reinado de Davi, mas não menciona o referido monarca e muito menos se filho Salomão, que lhe seria contemporâneo.

    Minha especialidade.
    Debata comigo no meu Blog
    A aulinha é la: http://josefranciscoartigos.blogspot.com/
    Prof. Dr. José Francisco de Moura

    ResponderExcluir
  13. Bom! Essa eu quero ver!!!!! rsrrsrs

    Um Biólogo jogando caquinho de conhecimento bíblico, discutindo com um Dr. em antiguidade. Será que vai ter coragem? Uma cruzada e tanto Indiana Jones! Puxei a cadeira. Pode começar! Pode acreditar, ele é mais bem indicado para isso, talvez ele se converta em cristo antes que eu. Vai la pastorzinho!

    ====>>>>> Ah!!! Qualquer bibliografia de antiguidade tem que estar embasada principalmente em arqueologia, datações cientificamente comprovadas, esses “pequenos detalhes”. Portando a sua indicação daria um bom apoio de mesa velha.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Do coração do homem é que procede todo mal!paz seja com todos

    ResponderExcluir